Quando morei por seis meses numa vila de pescadores no litoral baiano, todas as tardes terminavam com o cheiro de leite de coco fresco e camarões recém-pescados saltando da frigideira. Foi naquele cenário que eu criei este Arroz Cremoso de Coco com Camarões Picantes. Na minha cozinha, ele continua sendo a receita que preparo sempre que bate saudade do barulho do mar e da brisa salgada.
O prato nasceu num improviso: faltava manteiga e sobrou pimenta. Misturei leite de coco caseiro ao arroz, temperei os camarões com páprica e pimenta dedo-de-moça e, sem querer, descobri um jantar pronto em meia hora que abraça o paladar com cremosidade e um leve ardor. Hoje divido esse segredo com você, para que a sua casa também se encha desse clima de fim de tarde na praia.

Imagem: Internet
Ingredientes
- 1 xícara de arroz agulhinha lavado e escorrido
- 2 xícaras de água quente
- 200 ml de leite de coco (prefiro o artesanal, mas o de vidrinho resolve)
- 300 g de camarões médios limpos (sem casca e sem veia)
- 1 colher (sopa) de azeite de dendê ou azeite de oliva
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 cebola pequena picada
- 2 dentes de alho amassados
- 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha
- 1 colher (chá) de páprica defumada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha ou coentro frescos picados para finalizar
- Raspas de 1 limão (opcional, mas eu adoro!)
Modo de Preparo
- Refogue a base: em uma panela média, aqueça a manteiga junto com o azeite de dendê. Adicione a cebola e deixe suar até ficar translúcida.
- Acrescente o alho e o arroz: mexa por 1 minuto para envolver os grãos na gordura aromática.
- Hidrate: coloque a água quente, tempere com uma pitada de sal, abaixe o fogo, tampe parcialmente e cozinhe por cerca de 12 minutos, ou até o arroz ficar macio e ainda úmido.
- Cremoso de coco: junte o leite de coco, misture delicadamente e mantenha em fogo baixíssimo para não secar, enquanto prepara os camarões.
- Camarões picantes: aqueça uma frigideira grande, regue com um fio de azeite. Tempere os camarões com sal, pimenta-do-reino, páprica e a pimenta dedo-de-moça. Grelhe por 1 a 2 minutos de cada lado, até ficarem rosados.
- Finalize: incorpore os camarões grelhados ao arroz cremoso. Ajuste o sal, salpique salsinha ou coentro e, se quiser, as raspas de limão para um frescor cítrico.
- Sirva imediatamente, porque o segredo do meu prato perfeito é chegar à mesa ainda bem quente e cremoso.
Dicas do Chef
- Arroz no ponto: Se perceber que o arroz secou antes de cozinhar, adicione pequenas colheradas de água quente para não interromper o processo.
- Camarão selado, não cozido demais: Camarão passa do ponto rapidinho. Assim que ele ficar rosado e formar um “C”, desligue o fogo; “C” de certo, “O” de overcooked, como gosto de brincar.
- Versões criativas: Troque o camarão por cubos de peixe branco ou cogumelos salteados para uma versão vegetariana igualmente deliciosa.
Agora é com você! Coloque uma boa música, sirva esse arroz cremoso fumegante e deixe que o aroma de coco com dendê leve todo mundo para a praia, sem sair de casa. Depois me conta nos comentários se o seu jantar também ganhou aquele gostinho de fim de tarde à beira-mar. Bom apetite!